O mês de novembro de 2022 foi o mais frio dos últimos 46 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com um balanço do instituto, as baixas temperaturas foram destaque durante a primavera por causa do ar frio de origem polar que avançou pela Região Sul e alcançou áreas do centro do país no início do mês, ocasionando queda nas temperaturas, eventos de geada e até registro de neve.
Em plena primavera, a Serra catarinense teve um registro inédito de neve no mês. O fenômeno aconteceu às 8h30 do dia 1º , no Morro da Igreja, na Serra catarinense. A região abrange os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.
Desta forma, considerando a temperatura média observada nas estações meteorológicas do instituto em todo o país, o mês de novembro de 2022 foi o mais frio desde 1976.
Chuvas intensas
Ainda de acordo com o Inmet, durante a primavera de 2022 as chuvas foram acima da média em quase todas as regiões brasileiras.
A exceção ficou com a Região Centro-Oeste e o estado do Rio Grande do Sul, que concentraram volumes de chuva cerca de 20% a 40% abaixo da média.
Segundo o instituto, a massa de ar frio também foi responsável por esses dias chuvosos durante o período.
Em algumas cidades do país, os temporais da última primavera deixaram vítimas e causaram fortes estragos, como no Espírito Santo e em Santa Catarina.