GUERRA
Biodiversidade
Em artigo publicado no Diplomatique, Carlos Bocuhy aponta que, na Ucrânia, “áreas guardiãs de biodiversidade foram impactadas, especialmente as sensíveis áreas úmidas próximas ao litoral, 33 das quais são consideradas de relevância internacional, abrigando 35% da biodiversidade da Europa, com 70 mil espécies de rara e endêmica flora e fauna”. “O que ocorre no sul da Ucrânia é que ela é depositária de áreas úmidas e é uma região rica em espécies. São áreas protegidas pela Unesco, que reconhece a biodiversidade biológica”, disse ele, durante a entrevista.
O presidente do Proam acrescenta que o ataque à infraestrutura energética pode ter atingido parte dos 15 reatores nucleares das plantas de geração de energia em funcionamento no país, expondo o ambiente à contaminação radiativa. “Colossais incêndios em dutos de gás e óleo foram provocados, lançando na atmosfera material particulado carcinogênico. Algumas estações de tratamento de esgoto foram atingidas e coliformes fecais foram liberados nos rios, provocando riscos epidemiológicos que implicam, inclusive, em contaminação na produção de alimentos”, disse em seu texto.
Ucrânia é um país do Leste Europeu com capital na cidade de Kiev. O seu território, o segundo maior do continente, é banhado pelo mar Negro e faz fronteira com outras sete nações, entre elas a Rússia. A Ucrânia apresenta clima temperado continental e relevo formado por planícies e montanhas, com a presença dos Cárpatos a oeste.
Conta hoje com mais de 43 milhões de habitantes, a maioria deles vivendo nas áreas urbanas. A economia ucraniana é baseada no setor terciário e na indústria de transformação, além da geração de energia elétrica.
Etimologia da Ucrânia
Os nomes Ucrânia ou Ukraina, como é escrito no idioma ucraniano, derivam de uma palavra do eslavo antigo, ukraina, que significa “terra de fronteira ou marcha”. Sua adoção em maior escala foi feita somente a partir do século XIX. Antes, os ucranianos se referiam a eles próprios como Rusynys, em referência aos Rus, os primeiros povos eslavos que se estabeleceram na região onde hoje ficam a Ucrânia e a Rússia.
Geografia da Ucrânia
A Ucrânia é um país europeu localizado no leste do continente. Sua capital é a cidade de Kiev. O território ucraniano apresenta 603.500 km² de extensão, e se limita com outros sete países:
- Rússia, a norte e leste;
- Belarus, ao norte;
- Polônia, Eslovênia e Hungria, a oeste;
- Romênia e Moldávia, a sudoeste.
Ao sul o país é banhado pelos mares Negro e de Azov. Nessa região fica a península da Crimeia, uma província semiautônoma da Ucrânia que foi anexada ao território russo em 2014, sendo assim o principal motivo de tensões geopolíticas entre os dois países.
→ Clima da Ucrânia
O clima predominante na Ucrânia é o temperado continental. Os verões são mais quentes no sul e nas terras orientais, enquanto os invernos mais frios ocorrem no norte e também no leste. As temperaturas mais quentes do ano ocorrem em julho, e variam de 18 ºC a 23 ºC. No frio os termômetros marcam entre -8 ºC e -3 ºC, com mínimas registradas em janeiro. As chuvas são mais volumosas no norte e oeste do país, onde chegam a 1200 mm anuais, assim como a neve.
→ Relevo da Ucrânia
A Ucrânia integra a planície europeia oriental. Sendo assim, terrenos planos ou suavemente ondulados compõem a maior parte da paisagem ucraniana. As montanhas se concentram na região oeste, por onde se estende a cordilheira dos Cárpatos. A altitude média no país é de 174 metros. Seu ponto culminante é o monte Horvela, a 2061 metros acima do nível do mar.
→ Vegetação da Ucrânia
A vegetação da Ucrânia se divide entre:
- florestas mistas (chamadas de polissya), que compreendem um terço da superfície ucraniana;
- zona de transição entre as florestas e o estepe, onde se encontra boa parte das terras agricultáveis do país;
- estepes.
→ Hidrografia da Ucrânia
O rio Dniepre é o principal curso d’água da Ucrânia. Ele percorre 980 km dentro do território ucraniano e é de extrema importância para o abastecimento e geração de energia elétrica, embora não seja essa a fonte principal de geração de energia no país. Entre seus principais tributários, está o rio Buh Meridional, segundo mais longo da Ucrânia. Ao sul do país, corre o rio Danúbio.
História da Ucrânia
O primeiro grande Estado eslavo oriental se constituiu no território que hoje é a Ucrânia, o que se deu por volta do século IX da era comum. Ele é conhecido como Kyivan Rus, e, nos séculos que se seguiram, tornou-se um dos maiores e mais poderosos Estados do continente europeu, sendo um centro tanto político quanto cultural.
O enfraquecimento desse território teve início com as invasões estrangeiras, mais precisamente com o avanço do Império Mongol no século XIII e a incorporação de boa parte do território eslavo à Horda de Ouro, resultante da dissolução do Império Mongol. Durante o século XVI, uma parte do território ucraniano entrou para a Comunidade Polaco-Lituânia, formada então pelos dois países vizinhos. Antes da dominação russa sobre a Ucrânia, um novo Estado, chamado Hetmanato Cossaco, formou-se no século XVII.
A anexação pelo Império Russo teve início na segunda metade do século XVIII, a partir de 1764, e foi concluída no ano de 1781. Até o final do período, as áreas sob domínio da Rússia se expandiram do oeste para o sul da Ucrânia, compreendendo o então Canado da Crimeia, que estava sob domínio tártaro. Por breve período, após o ano de 1918, a Ucrânia se tornou um território independente. Em 1921, foi incorporada à União Soviética.
A história ucraniana na década de 1930 ficou marcada pelo Holomodor, palavra ucraniana que designa “a morte pela fome”. Essa palavra foi usada para o genocídio que ocorreu na Ucrânia entre 1931 e 1933, quando milhões de pessoas morreram por inanição devido à política de coletivização forçada levada a cabo pela União Soviética.
Pouco tempo depois, o país sofreu uma enorme devastação com os eventos decorrentes da Segunda Guerra Mundial e a ocupação do exército nazista de origem alemã, ocasionando mais uma vez a morte de milhares de ucranianos. Em se tratando do território, nota-se que a Crimeia passou a integrar a Ucrânia no ano de 1954.
Ainda no século XX, outro trágico evento teve lugar na Ucrânia: o acidente de Chernobyl. Um reator da usina nuclear de Chernobyl, localizada no norte do país, explodiu na madrugada do dia 26 de abril de 1986, lançando material radioativo no ar. As correntes carregaram essas partículas para diversas outras localidades, incluindo Belarus, país mais afetado, e Rússia. Milhares de pessoas morreram em decorrência da radiação, e a região onde ocorreu o acidente se encontra inabitável desde então — e assim deve permanecer.
A Ucrânia se tornou um país independente no ano de 1991, mas a instabilidade política e as crises conjunturais internas se intensificaram. O período recente foi marcado pela Revolução Laranja (2004-2005) e pelos protestos de 2014 conhecidos como Revolução Ucraniana.
Nesse mesmo ano, a Rússia ocupou a província da Crimeia, e as disputas geopolíticas na região ocasionaram uma escalada na tensão entre Ucrânia e Rússia em 2021 e 2022, envolvendo ainda os Estados Unidos devido ao diálogo entre a Ucrânia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que tem despertado uma reação negativa da parte russa.