Climatologia e meteorologia estudam o mesmo objeto – os fenômenos atmosféricos, entretanto, possuem abordagens diferenciadas.
Existem dois ramos das ciências que se preocupam com as questões relativas aos fenômenos atmosféricos: a climatologia e a meteorologia. Mas qual será a diferença entre eles? Para responder a essa pergunta, é preciso saber a diferença entre clima e tempo.
Quando falamos que hoje está chovendo ou que faz frio, estamos nos referindo ao tempo. Por outro lado, quando dissemos que em todo mês de junho as temperaturas diminuem ou que em todo mês de agosto as chuvas cessam, estamos falando do clima. Portanto, tempo é o comportamento momentâneo da atmosfera. Por sua vez, o clima é o comportamento da atmosfera em um período mais longo ou permanente.
Dessa forma, fica posta a diferença entre os dois ramos do conhecimento, pois a meteorologia estuda o tempo atmosférico (também chamado de tempo meteorológico) e a climatologia estuda o clima.
A meteorologia dedica-se ao estudo dos fenômenos imediatos, tanto para o presente quanto para o futuro. Ela procura medir e explicar as variações das temperaturas na última semana, por exemplo.
A climatologia dedica-se ao estudo dos fenômenos atmosféricos a médio e longo prazo. Alguns especialistas mais criteriosos afirmam que, para ser Climatologia, é preciso ter um lapso de tempo de pelo menos 10 anos. Ela também se aplica ao passado, ao presente e ao futuro, como: investigar como eram as temperaturas na América Latina antes da colonização, qual é a divisão climática atual do Brasil ou, ainda, como será o clima da Terra daqui a 50 anos.
Apesar de os dois ramos do conhecimento possuírem um caráter interdisciplinar, a meteorologia costuma estar mais atrelada à Física, enquanto a Climatologia é mais próxima à Geografia. No entanto, um bom climatologista e um bom meteorologista precisam ter um amplo conhecimento sobre ambas as áreas.